Mais um ótimo livro da Cecelia Ahern, Simplesmente Acontece




Depois de P.S. Eu Te Amo, resolvi ler Simplesmente Acontece, também da Cecelia Ahern, e como já era de se esperar vindo dela, me apaixonei completamente pela estória. A trama se passa em Dublin, na Irlanda. Rosie é a melhor amiga de Alex desde os seus 5 anos de idade. Quando comecei a ler, achei estranho porque entrava capítulo, saia capítulo e a história não parava de ser contada em forma de mensagem, e não com um narrador, ou um diálogo, como geralmente acontece. Mas o livro inteiro é assim, a forma de comunicação se resume a palavras. É claro que com o passar do tempo essa forma de comunicação evolue. No começo as personagens trocam bilhetes na sala de aula - o que os leva muitas vezes para a detenção, pela querida e amigável professora que eles (Rosie e Alex) apelidaram como Casey Narigão do Bafo de Onça. Depois, ao longo do crescimento passam a enviar cartas, em seguida e-mails, SMS, até as salas de bate-papo do antigo MSN. Forma essa que dá um ar de intrigante e instigante ao livro. Contando a história em resumo, Rosie e Alex são inseparáveis, como irmãos mesmo, do tipo que passam o dia conversando, aprontam juntos, não sabem ficar separados. Até que os pais de Alex tem que se mudar para Boston, por conta de uma promoção que o pai dele recebeu, o que dificulta mas não impede nem interrompe o contado entre eles, isso acontece nos 17 anos de Rosie e 18 de Alex, faltando um ano para a conclusão do Ensino Médio. Nesse meio tempo eles mantém contato permanente, e Alex, prometeu que iria ao baile de formatura de Rosie, mas um imprevisto muda totalmente a vida dos personagens.
 O avião que Alex pegaria pra voltar a Dublin e acompanhar Rosie no baile não chegará a tempo, o que faz com que Rosie tenha que arrumar outro acompanhante as pressas, e nesse baile, com esse novo acompanhante a vida de Rosie Dunne toma rumo diferente do planejado.
 Apaixonada por hotéis desde pequena, Rosie planejava fazer hotelaria numa Universidade na qual foi aceita em Boston, enquanto Alex Faria Medicina na Harvard. Mas esse sonho de Rosie será anulado por um tempo, por conta que, no baile, ela terá sua primeira relação, que resultará na sua filha Katie, ou seja, Rosie foi mãe aos 18 anos e teve que mudar tudo na própria vida. Lembrando o fato de que o pai de Katie, não está nem ai pra o fato dela está grávida, e simplesmente desaparece sem dar nenhum apoio a Rosie. Enquanto Alex vai vivendo sua vida em Boston, Rosie sofre pra criar a pequena Katie com a ajuda dos pais. Nesse meio tempo Rosie viaja a Boston pra visitar Alex, que está namorando, mas, em um momento o tão esperado momento acontece, o "silêncio" acontece e os dois se beijam, mas Alex recua, o que faz com que Rosie volte mais cedo para a Irlanda. Depois disso Alex se casa e pouco tempo depois Rosie conhece o Qual-é-mesmo-o-nome-dele, com quem se casa um tempo depois. Mas o Qual-é-mesmo-o-nome-dele trai a Rosie, e não é nem um pouco o homem dos sonhos dela, e Alex, vendo isso, resolve escrever uma carta para Rosie declarando seu amor, mas o Qual-é-mesmo-o-nome-dele pega a carta antes que Rosie saiba da paixão. E daí a vida de todo mundo segue, Rosie, com Katie, seus irmãos, Stephanie e Kevin, seus pais super atenciosos, e sua melhor amiga Ruby; Já Alex, nesse meio tempo tem seu primeiro filho, Josh, e se separa de sua primeira esposa Sally. Rosie consegue o tão sonhado emprego em um bom hotel, e Alex se especializa em cardiologia.
Ao longo do livro, os caminhos dos dois continuam não se cruzando. Quando Rosie finalmente se separa do Qual-é-mesmo-o-nome-dele, Alex volta a encontrar a namorada de infância Bethany, com que casa-se e tem outro filho, o Theo. Nesse meio tempo os pais de Rosie morrem, ela constrói uma pousada na casa deixada de herança pelos pais, e só no final os dois finalmente se cruzam. 

P.S.: quem já leu vai perceber que deixei de fora alguns detalhes, mas isso foi proposital, como o que deixa os livros interessantes são os pequenos detalhes, preferi deixa-los de fora. 


Editora: Novo Conceito
Autora: Cecelia Ahern
Ano de lançamento: 2013


Citação favorita: 
"Estou tentando encontrar sentido na frase "tudo tem uma razão para acontecer" e acho que descobri essa razão: para me irritar"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcadores de livros pra imprimir

Globo adaptará para série de tv o livro Não Se Apega, Não, da Isabela Freitas

Resenha: Destino, de Ally Condie e Algumas Novidades!